TÓPICOS DE REFLEXÃO

GESTÃO DE PARQUES EMPRESARIAIS

A gestão de parques envolve diversas áreas e depende da definição do seu Modelo de Negócio. Este pode condicionar a viabilidade económica de um parque e ser um elemento potenciador de sinergias e de uma correta administração e manutenção. A gestão das atividades funcionais e operativas, a gestão de contratos com fornecedores, a promoção comercial e estratégica são temas basilares que serão alvo de abordagem na busca de partilha e difusão de boas práticas.

Paralelamente, existem atualmente enormes desafios neste setor, dado o potencial para melhorar o desempenho ambiental, energético e material, em particular, apostando na eficiência energética, nas fontes de energia renovável, na eletrificação, nos combustíveis alternativos limpos, nos processos e tecnologias de baixo carbono, na adoção de modelos de economia circular, nas simbioses industriais, na dinamização de polos de inovação e criação de novos modelos de negócio, de novos processos, produtos e serviços direcionados para a sociedade do futuro.

A APPE não se quer alhear deste processo apostando, assim, também no maior conhecimento e capacitação dos agentes das atividades ou projetos que, entre outros, ajudem na mitigação das alterações climáticas, através de ações que contribuam para a descarbonização da economia e, desta forma, para o cumprimento de metas, designadamente no domínio da descarbonização, das energias renováveis e da eficiência energética.

TERRITÓRIO, INFRAESTRUTURA E LICENCIAMENTO

A qualificação das áreas de acolhimento empresarial e a sua adequada infraestruturação de forma a estarem aptas a colher diversas atividades, sejam elas industriais, logísticas ou de serviços é fundamental para a competitividade nacional nos processos de atração de investimento.

Paralelamente, a articulação eficaz as diversas entidades licenciadoras, nas diversas vertentes que um projeto de investimento exige, é essencial para a satisfação dos seus promotores e prescritores.

A APPE pretende abrir canais de comunicação e a organização de equipas que permitam, não só o desbloqueio de custos de contexto, como também a abertura para um relacionamento que permita o licenciamento eficiente e célere.

POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO

A APPE pretende-se constituir como ator relevante que potencie a localização da atividade empresarial em áreas qualificadas para as mesmas em detrimento de localizações isoladas que requerem avultados investimentos em infraestruturas, como utilidades e acessibilidades.

Torna-se, desta forma, importante promover um enquadramento legal e fiscal que beneficie a localização em áreas que melhor respondem aos requisitos de cada projeto e setor.

Paralelamente, e com a consciência da necessidade de uma distribuição igualitária de investimento em todos os municípios nacionais, sejam eles do norte a sul, do litoral ao interior, é necessária promover medidas que qualifiquem todas as regiões em função das suas características físicas naturais ou das que foram, entretanto, desenvolvidas na região.

CONTACTOS

SEDE: Edifício ZILS, Monte Feio, 7520-064 Sines
Telefone: +351 213 827 750